A MC News nasceu há seis meses com o propósito de assinalar, divulgar e promover as principais notícias e conquistas do Grupo Media Capital. Acreditávamos – e continuamos a acreditar – que esta newsletter reforça o espírito de coesão e o trabalho de equipa. Mais de 25 edições depois, ultrapassámos as 200 notícias, tornando-se claro o dinamismo, a vitalidade e o impacto do Grupo no setor dos media e na própria sociedade, representado nas suas mais variadas unidades de negócio e marcas.

O desafio de fazer um balanço das principais conquistas do Grupo Media Capital pelos olhos da MC News revelou-se tão admirável quanto difícil. Por um lado, foi com satisfação e orgulho que reli as dezenas de notícias que prestigiam o trabalho de todos; por outro lado, tive de reconhecer que era impossível apresentar aqui, num espaço editorial com as suas limitações, tudo o que valia a pena mencionar. Por esse motivo, obriguei-me a definir seis marcos que, traduzissem, de alguma forma, os últimos seis meses.

1- Apostamos no futuro, com prestígio e credibilidade

O memorando de entendimento para a criação da CNN Portugal foi a maior notícia dos últimos anos no panorama dos media portugueses. Apanhou todos de surpresa, mas suscitou, sobretudo, um ânimo novo na indústria da comunicação. Sabemos que a CNN Portugal trará uma nova marca, comprometida com um jornalismo livre, rigoroso e arrojado. Mais do que isso, vai dar-nos reputação internacional. É uma janela para o mundo que se abre.

2. Rompemos fronteiras e exportamos os nossos produtos

Colocamos a ficção portuguesa além-fronteiras. Em 2021, a TVI torna-se o primeiro canal de televisão privado português a marcar presença na HBO com o filme “Jacinta”. O sinal é inequívoco: a ficção nacional, em língua portuguesa, ganha novos horizontes. Essa confiança estende-se também aos nossos guiões, com a adaptação internacional, pela primeira vez, do formato de uma novela portuguesa, que se estreia no canal mexicano pertencente à maior produtora de novelas do mundo. Mais uma vez, acrescentamos valor ao made in Portugal.

3. Não paramos, para que os portugueses tenham sempre companhia

Durante o segundo confinamento, a Media Capital não parou. A TVI uniu-se e reforçou a oferta televisiva para preencher os dias de todos aqueles que procuraram a estação para se informar ou para se distrair. Já as nossas rádios, adaptaram-se às novas dinâmicas e promoveram várias iniciativas para dar esperança a quem encontrava dificuldades. “Estamos aqui, por si” não foi só o nosso mote. Foi o nosso lema de trabalho, a nossa missão.

4. Inovamos com audácia e somos pioneiros em novas áreas e formatos

Colocámos a tecnologia ao serviço da criatividade e subimos ao topo daquele que é o palco da maior competição musical do mundo para gravarmos o primeiro vídeo promocional do “All Together Now”. Novos formatos também foram criados. O “Esta Manhã”, por exemplo, marcou o início do “infotainment” na televisão portuguesa. Com o “País 24” concretizámos uma abordagem inovadora do jornalismo de proximidade. Criámos uma nova novela, o “Festa é Festa”, onde a ficção e a realidade se cruzam. Também nas rádios fomos mais longe, apostando no lançamento de rádios digitais. E a nossa MCD continua a fazer de tudo para estar mais perto das pessoas, onde quer que elas estejam, oferecendo produtos de elevada qualidade.

5. Marcamos presença e projetamos Portugal

O que tem em comum o Museu do Vinho, em Gaia, o estúdio do programa “Mental Samurai” e o “All Together Now”, o programa com o maior conjunto de ledwall alguma vez utilizado em televisão? Todos têm a assinatura cenográfica da EPC. Já a EMAV, projeta Portugal internacionalmente, através da transmissão dos maiores eventos desportivos, galas e congressos, como aconteceu recentemente ao transmitir a Cimeira Social no Porto, considerada um dos pontos altos da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

6. Reforçamos o nosso compromisso com os portugueses e o mundo

Queremos um futuro mais sustentável, tanto em termos sociais como ambientais. Assumimos, por isso, a responsabilidade de não deixar ninguém para trás. Apoiámos, através de inúmeras iniciativas, os que mais sofreram com a pandemia. Continuámos a celebrar parcerias com instituições e agentes culturais. Homenageámos aqueles que, como Eunice Muñoz ou Ruy de Carvalho, fazem parte da nossa história. E porque reconhecemos o nosso papel no mundo, estamos a promover e a implementar iniciativas para fazer face à crise climática, dentro e fora de antena. O nosso compromisso são as pessoas. Porque todos contam.

Assinalamos, desta forma, algumas das principais conquistas dos últimos seis meses. Um enorme trabalho em equipa de todo o Grupo, nesta nova fase de ambição e afirmação! Contamos com todos na construção do futuro da Media Capital!