A pandemia não trouxe só coisas más… Sim, é verdade!

Com a introdução de medidas de isolamento à escala global, a procura de soluções de entretenimento em casa disparou, obrigando a indústria de audiovisual a profundas mudanças. Novas formas de consumo obrigaram à mais inesperada mudança dos estabelecidos paradigmas deste mercado. Na ficção e no entretenimento, novos formatos e novas plataformas estão à mercê de novas oportunidades e desafios para todos os profissionais, a atores, argumentistas, técnicos, programadores, gestores entre outros. Novas relações de mercado estão a ser criadas.

As plataformas de streaming abriram portas ao fenómeno da globalização e internacionalização de muitos profissionais do setor. Assistimos hoje, orgulhosamente, à projeção de atores nacionais em conhecidas e reconhecidas plataformas, assim como à troca de experiências através da presença de talentos internacionais em terras lusas.

O crescimento do número de grandes estúdios a escolherem Portugal para as suas filmagens, para além de gerar riqueza e projeção turística ao país, tem contribuído também para uma maior qualificação dos profissionais da indústria de media.

Nunca a globalização no setor do audiovisual foi tão evidente.  

Quase a iniciar-se um novo ano, muitos desafios se põem ao maior grupo de Media português, o Grupo Media Capital. 

Neste mercado em transformação e ebulição entusiasmantes, acabo de regressar ao Grupo MC para assumir a Gestão de Talento artístico, tendo como missão contribuir para uma gestão orientada para o mais importante ativo do grupo que são os talentos, em particular os atores e apresentadores da ficção e do entretenimento. É com o talento que se criam conteúdos. É de talento que se fala, quando se pronuncia a palavra inovação.

Criar relações de confiança e proximidade, identificar interesses e motivações, gerir expetativas, criar novas formas de projeção e rentabilização nas diversas áreas e plataformas do grupo é a missão que assumi desde setembro.

Neste cenário, todos os dias me apercebo em conversas com agentes, atores e até mesmo apresentadores, de toda esta mudança. As novas expetativas, o fácil acesso à internacionalização, as experiências enriquecedoras e os desafios de cada talento vão reger-se por modelos de colaboração e de atuação que estão a ser construídos todos os dias. Modelos e oportunidades até há pouco desconhecidos para todos…

Encontrei no universo Media Capital um grupo de talentos diferenciadores, motivados e entusiasmantes, com a capacidade de acompanhar e corresponder a este novo mercado exigente e que eu tenho como missão acompanhar e dar forma às novas realidades em que se movem e atuam.

Temos os ingredientes, agora vamos caminhar!