Hugo Pinto é, atualmente, coordenador de Promoções na Direção Criativa da TVI, e já conta com quatro curtas-metragens rodadas em seis anos. Foi aos 40 que se lançou, pela primeira vez, naquele que era um sonho antigo. “A minha primeira curta-metragem é uma história de dez minutos. Aconteceu quando tinha de acontecer”, diz Hugo Pinto, em entrevista à MC News.

Hugo é assertivo é afirma que “sempre quis fazer cinema, mas fui adiando porque acabei por vir parar ao vizinho do lado, a televisão. Por mim isto era a minha vida, mas, a verdade, é que fazer cinema em Portugal ainda é muito complicado”.

Apaixonado pelo cinema, encontrou na experiência da televisão, e nos 11 anos de TVI, a força e o companheirismo necessários para concretizar os projetos que tinha em mente.

“Fazer uma curta-metragem sem apoios é muito difícil. Eu tenho a sorte de ter este emprego na TVI que me permite ter colegas com bastante conhecimento e experiência e que se aventuram comigo”, assegura o profissional, enfatizando o apoio dos amigos e colegas António Capote, Miguel Saraiva, Nuno Assunção, Cristina Valente, Filipe Terruta e Teresa Fernandes, todos eles funcionários da TVI.

“Somos muito mais polivalentes em televisão do que no cinema. Na televisão, fazemos várias coisas em simultâneo, ao contrário da indústria do cinem,a em que cada um só faz uma coisa”, acrescenta.

Hugo Pinto já tem em mente duas longas-metragens, mas tem de garantir os apoios e os patrocínios necessários porque, caso contrário, “é impossível”. No entanto, antes de aventuras maiores, no horizonte mais próximo estão duas curtas-metragens. “É este trabalho que me permite ganhar experiência.”

As quatro curtas-metragens que já rodou até ao momento (“Tu”, “Espelho Meu”, “A Escritora” e “O Intruso”) já lhe valeram 36 prémios e mais de 100 seleções em festivais nacionais e internacionais.

Veja o trailer de “Tu”, a primeira curta-metragem realizada por Hugo Pinto, na MC News ou no Vimeo:

https://vimeo.com/199251204