A Cimeira Social no Porto, considerada o ponto alto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, decorreu nos dias 7 e 8 de maio e contou com os meios audiovisuais da EMAV, empresa do Grupo Media Capital. No encontro estiveram presentes 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia com vista a definir a agenda social da Europa para a próxima década. “Como tem sido normal ao longo dos anos, a RTP confia no Departamento das Unidades Móveis e nos seus profissionais para a produção técnica de grandes eventos que acarretam um elevado nível de responsabilidade”, destaca o responsável técnico da EMAV, Hélder Cardoso. Esta operação envolveu 48 elementos e duas unidades móveis HD.

Foi na Câmara Municipal do Porto que a EMAV colocou uma das suas unidades móveis a fazer a cobertura da receção de boas-vindas a alguns dos altos dirigentes da União Europeia. Sendo a única unidade no local, funcionou como host broadcaster da transmissão, a partir da sede do Município. Aqui, estiveram a trabalhar vários profissionais da EMAV, em parceria com a equipa de operadores e realização da RTP.

Por sua vez, no Palácio de Cristal, onde decorreu a Cimeira, esteve a segunda unidade móvel da EMAV que, em conjunto com outras empresas de meios envolvidas, assegurou a transmissão para Portugal através da RTP, bem como para todos os países da União Europeia. Nesta operação foram produzidos cinco feeds para distribuição internacional, registando tudo o que se passou em dois auditórios, três salas de conferências e dois standups.

A Cimeira Social no Porto, que somou mais de 100 participantes, é um exemplo da capacidade técnica e humana da EMAV, que coloca o melhor da tecnologia ao serviço do público.

Foto: Vitor Martins

Vídeo: Hélder Cardoso