Escrevo este texto a partir das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, onde a utilização pacífica do Espaço é debatida pelos Estados-Membro. O Espaço é hoje uma ferramenta fundamental nas tarefas mais comuns do nosso dia-a-dia — desde encomendar comida para ser entregue em casa, passando pela forma como nos movemos nas cidades e fora delas à informação sobre o estado do tempo ou, mais recentemente, sobre o acompanhamento das cerimónias fúnebres da Rainha Isabel II.

E uma vez que o espaço será ainda mais importante no futuro da nossa sociedade, porque será fundamental para a sustentabilidade da Terra e da sobrevivência da humanidade, é necessário assegurar que temos capital humano capaz de fazer ainda melhor do que o que temos feito até aos dias de hoje.

Por este motivo, a Agência Espacial Portuguesa tem também na sua missão o objetivo de levar o espaço a todos os jovens, atraindo-os para um sector em crescimento e que necessita de todas as áreas do conhecimento, não só da ciência, tecnologia e engenharias, como também de todas as áreas de humanidades, como a economia e o direito, entre outras.

Esta sexta-feira, dia 16 de Setembro, 31 jovens entre os 14 e os 18 anos vão tornar-se “Astronautas por um Dia” e experimentar voar em gravidade zero num avião no qual são preparados os verdadeiros Astronautas. Com eles viajarão dois Astronautas: Matthias Maurer, que acaba de regressar da Estação Espacial Internacional, e Jean-François Clervoy, antigo astronauta da ESA e dono da Novespace, a empresa proprietária do A310 que levará os futuros astronautas.

Este voo é o culminar de um programa lançado há oito meses pela Agência Espacial Portuguesa no qual participaram 465 jovens de todo o país. Este concurso tem sido uma viagem fantástica e muito gratificante para todos os envolvidos — não apenas para os futuros astronautas, mas para todos nós que, pertencendo a diferentes organizações, nos juntámos com um propósito comum, vendo agora a evolução dos jovens, a participação ativa das famílias, das escolas. Sabemos que o espaço é hoje conversado à mesa de jantar, falado entre colegas e amigos. E sabemos também que o sorriso de todos cresce a cada fase ultrapassada.

Ser Astronauta é o sonho de muitos. Esta sexta-feira estará mais próximo de 31 jovens portugueses. E são eles o futuro do ecossistema espacial português.