Não há nada mais desagradável e neste inverno parece que está pior do que nunca. Falamos do bolor e humidade que parece que decidiu atacar as nossas casas em força.

Móveis, paredes, roupa e tudo o mais em todo o lado.

Mas então o que fazer? Limpeza é o primeiro passo, mas há outras dicas que podem ajudar. Aqui deixamos algumas.

 

  1. Arejar a casa

Abrir as janelas no inverno pode parecer pouco (ou mesmo nada) apetecível, mas é essencial para ventilar a casa. Basta fazê-lo por umas horas. Só não se esqueça de desligar o aquecimento antes para não perderes calor.

  1. Quando cozinhar ou tomar banho, fecha a porta e põe a ventoinha a funcionar

São duas coisas que geram muita humidade em casa e, por isso, o melhor é tentar evitar que esta se espalhe por outras divisões. Quando cozinhar ou tomar banho, feche a porta e ligue o exaustor ou o extrator. Quando terminar, e se tiver uma janela, é hora de a abrir para ajudar a dissipar a água que fica no ar.

  1. Roupa a secar só na máquina ou no exterior

Secar a roupa dentro de casa durante o inverno é uma prática muito comum. O problema é que sem ventilação, toda a água que sai da roupa fica nas paredes e no teto e contribui para o surgimento de bolor.

  1. O desumidificador é o teu melhor amigo

O desumidificador é um aliado de força a tirar a humidade do ar. O truque é escolher o local ideal para o deixar a trabalhar e ir tirando a água sempre que fica cheio. Vai ficar surpreendido com a velocidade a que o depósito enche.

  1. Giz, bicarbonato de sódio ou sal absorvem humidade

Se sente que tem muita humidade nas gavetas e nos armários, o giz, o bicarbonato de sódio ou o sal são excelentes para capturar esta água. Basta pôr em saquinhos e colocar num canto. Quando estiverem molhados, troca. Em alternativa, há pequenos desumidificadores próprios para espaços fechados.

  1. Se tiver superfícies de madeira crua, passe verniz

A madeira absorve muita humidade e se não estiver tratada, a probabilidade de surgir bolor é muito grande. Evite-o passando verniz para criar uma camada de impermeabilização.

  1. Mantém os móveis afastados das paredes exteriores

As paredes que partilhas com a rua devem ficar livres que é a zona que mais ganha humidade e mais propensa a desenvolver bolor. Desta forma, é possível controlar se há ou não contaminação e limpar prontamente, ao mesmo tempo que se evita que os móveis fiquem danificados.

 

Paulo Passarinho, coordenador-editorial AWAY.IOL.PT