O balanço dos últimos 10 anos, a emissão especial para comemorar o aniversário da estação e o futuro da rádio mais relaxante do Grupo Media Capital. Estes são alguns dos temas sobre os quais Miguel Cruz, diretor da Smooth FM, fala à MC News.  Os desafios impostos pela era digital também são abordados, numa entrevista onde o profissional nos confidencia alguns dos seus gostos musicais.

MC News: Como vai a Smooth FM celebrar o seu 10º aniversário?

Miguel Cruz: Para além das melhores músicas de sempre preencherem as 24 horas desse dia, podem contar também com a atuação de alguns nomes inesperados da música portuguesa que aceitaram o nosso desafio de interpretar temas bem conhecidos do universo Smooth, mas improváveis nos seus repertórios. Vai ser surpreendente, único e exclusivo!

MC News: Que balanço faz do trajeto feito pela Smooth FM?

MC: A Smooth FM é a estação de rádio mais relaxante e suave da MCR (Media Capital Rádios)! Com um nome totalmente a combinar com os seus conteúdos, esta rádio apresenta sempre uma seleção de músicas calmas e palavras a condizer, fruto de uma curadoria muito própria que a torna única. Tudo envolvido num ambiente tranquilo que é, para quem a descobre, um verdadeiro oásis no meio da vertigem dos dias… Desde o dia 21 de setembro de 2011 que a Smooth FM não parou de crescer. E no seu percurso atravessou as fronteiras do "All That Jazz" para outras sonoridades. Dos grandes clássicos aos novos artistas, os melhores temas de Soul, de Blues, de Bossa Nova, ou os apresentados pelos mais importantes cantautores, dão ainda mais “corpo e alma” à estação. E porque o auditório é quem mais importa, a Smooth avançou também para onde estão os seus ouvintes no presente: as plataformas digitais. A partir de 2017, alargou o seu espectro ao dar início à era digital, com a abertura de várias rádios digitais que oferecem ainda mais ao pormenor cada estilo musical que caracteriza a estação.

“Podem contar também com a atuação de alguns nomes inesperados da música portuguesa que aceitaram o nosso desafio de interpretar temas bem conhecidos do universo Smooth”

MC News: Como a estação se projeta para o futuro?

MC: Nas diversas plataformas onde está a Smooth, queremos a manter o ambiente calmo e único que caracteriza a estação e a marca. No FM vamos continuar a tocar os grandes temas, incontornáveis, interpretados pelas maiores vozes de sempre; e ao mesmo tempo ir descobrindo e revelando os novos valores que vão surgindo. Na área das rádios digitais, vamos continuar a aprimorar a oferta já existente e a desenvolver novos produtos temáticos, que vão alargar ainda mais a possibilidade de o auditório escolher o estilo de música que mais aprecia. Ainda no digital, mais concretamente no site (totalmente renovado no passado mês de abril) e nas redes sociais (Facebook e Instagram), vamos disponibilizar cada vez mais conteúdos relevantes para as pessoas que têm na Smooth a fonte segura dos assuntos que estão na ordem do dia e que têm a ver com o seu lifestyle.

MC News: Com a atual proliferação de rádios digitais, como é que a Smooth FM se pode diferenciar?

MC: A diferenciação da Smooth FM sempre esteve, e vai continuar a estar, na combinação única de 3 fatores muito especiais, que automaticamente a distinguem de todas as outras, sejam elas rádios tradicionais ou rádios digitais. O primeiro fator é a curadoria da estação, ou seja, a forma como os temas que compõem o universo musical são escolhidos. O segundo fator é a forma como os diversos estilos musicais (Vocal Jazz, Soul, Blues e Bossa Nova) e respetivas músicas são misturados e sequenciados. E por fim, o terceiro fator diferenciador é, sem dúvida, o ambiente calmo e exclusivo criado pelo registo dos locutores, com grande sobriedade, ajudado pela sonoridade ímpar da nossa plástica (jingles, promoções, etc.). Quem experimenta a Smooth FM nota logo a diferença!  

MC News: Qual é a sua música preferida que passa na Smooth FM?

MC: É sempre muito difícil escolher apenas uma musica, por isso vou responder selecionando um tema para cada um dos estilos musicais mais relevantes para a nossa programação de FM:
- Vocal Jazz: Michael Buble – Come Fly With Me     
- Soul: Gladys Knight & The Pips – Midnight Train to Georgia          
- Blues: Eric Clapton – Still Got The Blues     
- Bossa Nova: João Gilberto & Astrud Gilberto feat. Stan Getz – The Girl From Ipanema