O “SOCIAL MEDIA LAB” é o resultado da mais recente parceria entre a Media Capital e a Universidade Católica Portuguesa. Nasce da “vontade de fazer mais e melhor” nas redes sociais da TVI e traduz-se num programa de “estágios piloto de caráter inovador”, como explica Joana Cabral, a Coordenadora Digital do grupo Media Capital. 

Através deste novo projeto, o grupo Media Capital vai receber dois alunos por trimestre na sua equipa digital – num total de oito alunos por ano - para pensarem e executarem, exclusivamente, ideias de conteúdo e estratégia para redes sociais da TVI.

“Queremos desafiá-los, de forma livre e descomplexada a descobrir connosco como podemos comunicar o melhor da nossa ficção, entretenimento, reality e informação nas redes, conseguindo cativar a nossa audiência e também melhorar as métricas de reach e engagement”, esclarece Joana Cabral, sublinhando que este é um projeto ancorado na criatividade e na experimentação.

“É sempre um privilégio contar com a vinda de estagiários para as nossas equipas”, acrescenta, pois “trazem sangue novo, entusiasmo e mil perguntas que nos ajudam a repensar o que já fazemos, a equacionar soluções diferentes e a questionarmos os procedimentos do quotidiano”.

A experiência é tão positiva que alguns alunos acabam por ficar na Media Capital após o estágio. É o caso de Mariana Lopes e de Margarida Afonso, antigas alunas da Universidade Católica.

Mariana recorda que quando surgiu uma oportunidade de estagiar na Media Capital não precisou “de pensar duas vezes para ter a certeza de que esse seria o caminho que deveria seguir”.  Passou por diferentes projetos enquanto gestora de conteúdos digitais, que valoriza de forma muito positiva: “apesar de o meu tempo na empresa ainda ser curto, perdi a conta às inúmeras aprendizagens e desafios ultrapassados diariamente em equipa”.

Margarida vive uma experiência semelhante, com um resultado igualmente enriquecedor. “A confiança que me foi depositada durante todo o meu percurso subiu o meu nível de autonomia e a minha capacidade de resolução de problemas, ou seja, enriqueceu-me tanto a nível profissional como pessoal”, afirma.

“As redes sociais e a Internet são um universo complexo, repleto de oportunidades e em constante atualização”, reflete Mariana. “O grande objetivo é ser capaz de fazer este acompanhamento diário, estar a par de todas as tendências e canalizá-las da melhor forma para que, de mãos-dadas com (no meu caso) a TVI, sejamos os primeiros a chegar às pessoas”.

O “SOCIAL MEDIA LAB” destina-se a alunos de mestrado da área de Comunicação da Universidade Católica Portuguesa e foi apresentado no passado dia 8 de março durante o “My Career 2022”, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas da universidade. Em breve vão abrir as candidaturas para este programa.