No site da CNN Portugal jornalistas e repórteres de imagem narram outros lados do conflito

Ao trabalho diário de reportagem para a televisão, os enviados da TVI e da CNN Portugal à Ucrânia têm também acrescentado a sua experiência pessoal ao registo do conflito. Em conteúdos exclusivos para o site da CNN Portugal e para as redes sociais do canal, os jornalistas e os repórteres de imagem têm dado nota dos bastidores da operação informativa, impressões pessoais ou histórias que completam a visão relatada nos ecrãs sobre o horror que assola a Ucrânia.

Em Kiev, que nos últimos dias está a ser mais diretamente visada pela ofensiva russa, Pedro Moreira e Tiago Ferreira contam, por exemplo, histórias de quem foi um alvo civil da Rússia – o caso de uma das mais recentes reportagens com uma mulher de 73 anos que dormia quando uma explosão arrancou vidros e portas do seu apartamento. 

André Carvalho Ramos e Ricardo Silva estão em Odessa, considerada a pérola do Mar Negro, que se prepara para uma invasão a qualquer momento. Também no site e nas redes sociais, estes enviados revelam mais detalhes de como a cidade se está a preparar e a proteger para este risco iminente.

Em exclusivo para o site da CNN Portugal, Germano Oliveira está diariamente a contar as “Histórias de Guerra”, como a de Oleksandr Zharikov, ucraniano nascido na Rússia e há 20 anos a viver em Portugal, que regressou ao seu país para resgatar a filha mais nova e a neta de 13 anos, que abandonaram Kiev e estão agora em fuga.

Também para o site darão o seu contributo os enviados especiais da TVI e da CNN Portugal Ana Sofia Cardoso e David Luz, com uma crónica a partir de Lviv, onde se encontram.

Estes relatos tiveram início mesmo antes da invasão pela Rússia, com a presença e o relato na primeira pessoa de Filipe Caetano, editor da secção Internacional, nomeadamente explicando como se prepara o trabalho jornalístico numa guerra. 

Ao longo destas semanas, em Kiev, Lviv, Dnipro e outras cidades, equipas de reportagem como a de Pedro Mourinho e Nuno Quá, de Judite de Sousa e André Lico, ou Filipe Caetano e David Luz, foram fazendo estas descrições que completam e enriquecem o trabalho para a televisão com conteúdos em texto e imagem acessíveis em https://cnnportugal.iol.pt/

Também na fronteira com a Polónia estiveram os jornalistas Cristina Reyna e José Chorão, e agora encontram-se Margarida Neves de Sousa e Michael Dias em estreita ligação a todas as plataformas da marca.