O ECO nasceu há pouco mais de seis anos, um jornal económico online que juntou jornalistas e acionistas convictos da necessidade de criar um novo meio de comunicação social especializado para promover a economia de mercado e a prosperidade económica e social, o que depende, também, do aumento da cultura e da literacia económica em Portugal.

O nível de literacia financeira dos portugueses é o mais baixo da Zona Euro, a cultura económica é limitada, e isso é também uma responsabilidade da comunicação social. Cabe-nos mudar esta realidade, ou pelo menos dar ferramentas – leia-se notícias, análise, opinião, entrevistas e reportagens – aos nossos leitores. E vivemos um tempo particularmente exigente, a inflação atingiu um recorde que não se via desde 1992, os juros estão a subir e a pressionar todos os dias as contas dos portugueses, o rendimento disponível está a diminuir.

Como bem definiu Pedro Santos Guerreiro no programa semanal na TVI, as pessoas não são números. Mas só o conhecimento rigoroso dos números permite ver mais além, as pessoas e as suas vidas. Quanto vai pagar a mais na prestação da casa? O que é que o seu banco está a cobrar-lhe em comissões?  E estão a aumentar a remuneração das poupanças que tem na conta? Já confirmou se a sua fatura de energia está mais cara? Talvez seja melhor fazer uma comparação dos tarifários dos operadores. Avalie quais são as alternativas para poupar e onde estão os ‘custos escondidos’. A economia está em todo o lado, nas suas escolhas, mesmo quando não escolhe.

Só leitores informados poderão exercer uma cidadania plena, e isso é uma das missões essenciais do jornalismo. É uma missão que nos anima, que nos ocupa todos os dias, e que será mais produtiva se for feita em parceria, em cooperação. Foi esse o caminho que nos trouxe até ao dia de hoje, a uma parceria entre o ECO e a CNN Portugal que levará informação económica e financeira a mais leitores.

O ECO é um meio independente, a CNN Portugal faz parte da Media Capital, o maior grupo de comunicação social do país, o ECO é um jornal online especializado em economia e finanças, a CNN Portugal é um canal de informação generalista, multiplataforma, em televisão e no online. Não é uma parceria editorial óbvia, mas é a parceria certa, e no momento certo. Quando mais é necessária informação económica rigorosa, exigente, atual e ao mesmo tempo acessível, clara, para o maior número possível de pessoas. Porque o jornalismo só cumpre o seu papel se chegar aos leitores.

A partir de agora, todos os dias, os leitores da CNN Digital e os telespectadores da CNN vão poder ler e ver notícias com a marca ECO. A economia precisa mesmo de CNN+ECO.