Aos 52 anos de idade e depois de 2 décadas na TSF, Pedro Pinheiro aceitou o desafio de se juntar à equipa da CNN Portugal para ser editor-geral de antena. Vai coordenar “Novo Dia”, o programa com que, de segunda a sexta-feira, arranca a emissão televisiva. Em entrevista à MC News, o jornalista adianta que as manhãs informativas serão diferentes e terão um ritmo muito semelhante ao da rádio.

MC News: Como é mudar, depois de 20 anos, da rádio para a televisão?

Pedro Pinheiro: Vir para a CNN Portugal é uma aventura, uma aventura que eu quero percorrer e vencer. O jornalismo em rádio e em televisão são iguais, o que muda é a forma de o fazer e a linguagem que usamos. Estou ansioso pela estreia do novo programa já na próxima semana, porque as pessoas vão ver algo completamente diferente.

MC News: Que experiência traz dos tempos em que fez rádio para este novo projeto?

Pedro Pinheiro: Trago a experiência de muitos anos a editar, a coordenar, a apresentar e a produzir as manhãs informativas. Na CNN Portugal vou ser o editor-geral do “Novo Dia” e toda essa experiência vai ser fundamental. Aqui vamos lançar o novo dia, vamos dar as notícias que interessam. As pessoas vão ficar a saber exatamente o que marca o dia e em pouco tempo.

MC News: Ou seja, o “Novo Dia”, com o André Neto de Oliveira, a Diana Bouça-Nova e a Isaura Quevedo, acaba por ter um pouco do ritmo da rádio.

Pedro Pinheiro: Sem dúvida. Na rádio os tempos são muito curtos. E eu trago esse conhecimento comigo. De manhã as pessoas estão ligadas durante pouco tempo, estão a despachar-se, a preparar os filhos para a escola, a tomar o pequeno-almoço. Temos de saber dar as notícias mais importantes em blocos curtos. O “Novo Dia” terá muito som, muito grafismo, muitas mensagens escritas para aqueles que estão a ver a televisão, mas não estão a ouvir. O que queremos é garantir que todos ficam informados.

"De manhã as pessoas estão ligadas durante pouco tempo, estão a despachar-se, a preparar os filhos para a escola, a tomar o pequeno-almoço. Temos de saber dar as notícias mais importantes em blocos curtos"

MC News: A ideia de começar um novo dia, significa também uma rutura com aquilo a que estamos habituados, com aquilo que sabemos de véspera?

Pedro Pinheiro: Sim. Não vamos repetir, de manhã, as notícias que as pessoas viram na noite anterior, tal como acontece hoje em dia. As manhãs da CNN Portugal vão colocar em cima da mesa os novos temas, os assuntos mais importantes. Vamos, de facto, construir um novo dia. As notícias que vêm do dia anterior terão um desenvolvimento diferente, serão analisadas. Não vai ser só uma cópia. Vamos convencer as pessoas de que vale a pena ligar a CNN Portugal porque é aqui que começa o dia.

Foto: Armanda Claro