O projeto CNN Portugal promete ser uma excelente oportunidade para que o mercado televisivo português se repense. Desde logo em termos de critérios jornalísticos, mas também no que diz respeito à responsabilidade das organizações jornalísticas. Em tempos caraterizados pela invasão e omnipresença de desordem informacional (como a desinformação) é cada vez mais importante que os jornalistas contribuam de forma decisiva para a deteção e eliminação desta forma de manipulação da opinião pública. Um projeto como a CNN Portugal onde, mais do que a velocidade, se privilegiam o rigor e a qualidade da informação poderá constituir uma nova bitola de tratamento da atualidade informativa em Portugal.

Para os atuais e futuros estudantes de Ciências da Comunicação e Jornalismo esta é, também, uma oportunidade única de entrada num mercado, infelizmente, ainda demasiado caraterizado pela precariedade. A CNN Portugal tem sido, aliás, um tema tratado em muitas escolas e universidades, como a Universidade Autónoma de Lisboa, gerando sempre grande interesse e participação dos alunos. Porque raramente é possível “assistir” em Portugal ao nascimento de um projeto televisivo com esta ambição e porque o mercado televisivo português precisa de novos estímulos na direção certa. Para a nossa Universidade, sempre atenta à ligação entre a academia e as empresas da área da comunicação, este projeto não poderia deixar de merecer toda a atenção.

Tive, pessoalmente, o privilégio de fornecer alguns modestos contributos para o projeto CNN Portugal e tratou-se sempre de uma experiência muito interessante. Juntar a cultura da TVI, responsável por muitos anos de jornalismo televisivo, com a cultura CNN, fundada num património de informação de qualidade, é, mais do que um desafio, uma grande oportunidade de crescimento e consolidação profissional para os seus quadros.

Para os espetadores será, com toda a certeza, uma janela de informação de qualidade, atenta ao mercado e à realidade portuguesa, mas com um olhar global, que tanta falta faz ao jornalismo.