Corpo são em mente sã. Esta expressão milenar podia ser o lema de vida de Ana Rita Clara, apresentadora e senior advisor de ficção na TVI.

“Sou muito ativa, uma curiosa permanente e gosto de experimentar novas sensações e novos desafios”, conta. No seu currículo já conta com um voo num F-16 da Força Aérea, que define como “uma experiência única de vida”, a que somou dois saltos de paraquedas em queda livre “aumentando a altitude a cada salto. São momentos vibrantes, que ficam guardados para sempre e nos fazem valorizar cada instante”.

Voltando ao corpo são em mente sã, a apresentadora sente que no seu tempo livre tanto é importante praticar “desporto, as atividades mais radicais e com adrenalina, como os jogos mentais e de estratégia”. Ambas as ocupações têm características que somam benefícios: “são formas estimulantes que ativam ainda mais o corpo e o pensamento e me fazem sentir cheia de energia, dinâmica e forte”. 

Desde criança que vem traçando este percurso, tendo passado pela patinagem, ginástica, natação de competição e artes marciais, modalidades que ainda aprecia. Foi também na infância que se iniciou no xadrez, com o pai, “que também jogava damas” – recorda a apresentadora – “até o meu avô foi campeão do Jogo de Damas na sua época. Talvez seja de família”.

De momento, treina diariamente e dedica-se ao surf, pois a prática de desporto “é fundamental e até terapêutica”, afiança. Como as sensações mais fortes não são menos importantes para si, Ana Rita Clara já tem acertado um voo de parapente. “O que seria esta vida sem desafios?”, pergunta.