Ao todo, 45 colaboradores da Empresa de Meios Audiovisuais (EMAV), integrada no grupo Plural da Media Capital, vão mobilizar-se para garantir a transmissão pela TVI da final da Taça de Portugal entre o SC Braga e o SL Benfica, que se joga já este domingo, dia 23 de maio, a partir das 20h30, no Estádio Cidade de Coimbra. “Como somos o host broadcaster do evento e é um jogo muito importante para o campeonato português, há sempre o envolvimento de mais meios humanos e técnicos”, explica Vitor Martins, produtor da EMAV. A cobertura do evento contará com 19 câmaras e será ainda acionado o serviço internacional. “A cobertura não se limita ao jogo. Há o pré-jogo e também o pós-jogo, o que significa assegurar a transmissão da entrega do troféu, das medalhas, a festa, no fundo.”

A operação da EMAV para a cobertura da final da Taça decorre durante dois dias. “É um dia de montagem e um dia de jogo. São feitos ensaios de luz, posicionamento das câmaras, controlo de cores.” O objetivo é garantir que tudo corre sem percalços. “Quando há diretos, o pânico é sempre que o sinal vá abaixo. A pressão aumenta quando se trata  de um evento que é uma final desportiva”, confidencia Vitor Martins, que está ao serviço da EMAV há dez anos. “Neste tipo de evento, nunca nos aconteceu haver falhas.”

Organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, a final da Taça de Portugal é a prova rainha mais acarinhada pelos portugueses.