Quais são os melhores restaurantes em Portugal para uma ocasião especial? A resposta a esta pergunta é relativa, mas pedimos ajuda ao ChatGPT.

De acordo com a ferramenta generativa de Inteligência Artificial, alguns dos melhores restaurantes com estrelas Michelin em Portugal estão localizados em Lisboa e no Porto. Restaurantes como o Belcanto ( duas estrelas), Alma (duas estrelas), Eleven (uma estrela), Feitoria (uma estrela) e Loco (uma estrela) são algumas das sugestões do ChatGPT.

No Porto, por sua vez, recomenda-nos a Casa de Chá da Boa Nova (duas estrelas) ou o The Yeatman (duas estrelas Michelin), mas quisemos saber quais foram os critérios por trás destas sugestões.

São exemplos de estabelecimentos que receberam “reconhecimento pela qualidade da sua cozinha pelo Guia Michelin, que é conhecido pelos seus rigorosos critérios de avaliação e a atribuição de

estrelas é baseada em vários fatores, incluindo a qualidade dos ingredientes, a técnica culinária, a personalidade do chef na cozinha, a relação qualidade-preço, a consistência, a seleção do menu e o ambiente e serviço.

A partir de fevereiro, Portugal passou a ter um Guia Michelin independente de Espanha, o que se traduziu em quatro novos restaurantes com uma estrela e um novo com duas estrelas.

Em Lisboa, o Sála e 2Monkeys foram as novas adições estreladas ao guia. Já o Antiqvvm, no Porto, do mesmo chef do 2Monkeys, passou a ter duas estrelas Michelin.