Durante os 4 dias da Futurália, a FIL será palco de um evento emocionante e inspirador. Com uma previsão otimista de participação, esperamos receber mais de 65.000 visitantes, ansiosos por explorar as imensas possibilidades educativas e profissionais que a Futurália oferece.

Desde 2023, a Futurália tem desempenhado um papel crucial ao realçar a importância da formação ao longo da vida, alinhando-se com o Ano Europeu das Competências. Num cenário de mudanças profundas na geopolítica, economia e sociedade, nunca a importância da formação contínua foi tão necessária, tanto para quem emprega como para os próprios trabalhadores e é por isso que a Futurália regressa com o mote "Ninguém fica para trás. Educação para todos", focando-se na formação e na capacitação e reforçando a importância da aprendizagem e da formação ao longo da vida.

Temos a maior representatividade ao nível da formação superior nacional, formação profissional e study abroad, com mais de 200 entidades presentes. E agora, e mais do que nunca, queremos promover também, e cada vez mais, a educação para adultos, assim como oportunidades de emprego.

É neste contexto que se insere o Espaço Emprego e Empregabilidade, de entrada livre, com oportunidades para todos que desejam ingressar ou progredir no mercado de trabalho, contando com uma ampla gama de expositores, incluindo líderes de mercado, entidades que promovem a empregabilidade e programas para pessoas com deficiência. Empresas líderes recrutarão em mais de 30 áreas profissionais, enquanto entidades internacionais oferecerão experiências profissionais.

Com as diversas ações de capacitação que decorrem ao longo do evento, queremos ainda abordar as necessidades do mercado de trabalho e contribuir com ferramentas digitais, linguísticas, sociais e emocionais para fazer face aos desafios do mercado de trabalho atual.

A Web App Futurália, que acaba de se estrear, é também ela uma resposta da Futurália ao contexto tecnológico atual, é uma das grandes novidades desta edição, prometendo melhorar significativamente a experiência dos participantes.

Temos como missão ter um evento que contribua para moldar o futuro educativo e profissional dos nossos jovens e adultos e estamos certos de que a parceria com a TVI/CNN Portugal é imprescindível para a promoção desta missão. Ninguém fica para trás. Educação para todos!