Andreia Vale é o novo rosto do J8 de fim de semana. Assume este “desafio” aos 43 anos,  menos de 1 ano depois de ter chegado à TVI. Reconhece que estar à frente deste espaço informativo é “uma belíssima oportunidade” de mostrar o que é capaz de fazer.

MC News: A TVI tem em curso um ambicioso projeto de modernização da informação da estação. Como é fazer parte desse projeto?

Andreia Vale: Estamos numa fase de mudança. E mudar é sempre bom. Queremos fazer mais, queremos inovar mais e queremos corresponder às expectativas das pessoas. Por motivos de atualidade, estamos numa fase muito importante, a de perceber o que as pessoas querem ver, o que querem saber no seu dia a dia, como querem saber. Mais do que mudança é uma altura de desafio.

MC News: Esta passagem para o prime-time na TVI é a afirmação da sua carreira?

Andreia Vale: É uma oportunidade. Entrei para o grupo em junho do ano passado. Entre junho e setembro fui algumas vezes à emissão da TVI 24. Em setembro, apresentei pela primeira vez o J1. Estamos em abril e apresentei já o J8. Em poucos meses tive uma belíssima oportunidade de mostrar o que sou capaz de fazer. E além de oportunidade, é um grande desafio.

MC News: Quando se chega a este J8, há alguma alteração na postura, no tom?

Andreia Vale: Eu tinha o vício da hora do almoço, que é um jornal diferente, num horário completamente diferente. Está-se a falar para outro perfil de pessoas. É um jornal que é consumido em períodos mais curtos, em que as pessoas estão a almoçar rapidamente. Os textos do pivô são feitos de outra maneira. O J8 já é um jornal onde se está em casa, com mais tempo, vê-se as coisas de outra forma. Isso pressupõe uma adaptação também da parte de quem está a conduzir o jornal.

MC News: É possível apresentar no J8 reportagens mais longas, outro tipo de trabalhos?

Andreia Vale: Sim. Por norma os jornais de fim de semana, à hora de almoço ou jantar, são mais “magazinescos”. Temos sempre peças sobre comida, viagens, férias porque as pessoas estão com mais calma em casa e querem esse tipo de informação. Mas também querem a informação mais importante, o hard news, a atualidade.

MC News: Além de pivô, a Andreia tem feito outros trabalhos, como entrevistas.  Vai também fazer reportagens?

Andreia Vale: Foi-me proposto produzir outros conteúdos para os jornais do fim de semana. Eu sempre fiz isso em quase toda a minha vida de jornalista, tirando excecionalmente um momento ou outro em que estava sempre dedicada a um jornal. Costumo dizer que comecei a minha carreira ao contrário, comecei logo a ser pivô. Mas fui tentando também fazer reportagens, diretos. Agora ao fim de semana foi-me pedido que produzisse conteúdos.

MC News: É bom poder também sair do estúdio.

Andreia Vale: Tenho a sorte de poder ter esse equilíbrio. Gosto muito de estar no aquário, que é o nome pelo qual é trato o estúdio, mas é ótimo falar com as pessoas, conhecer as suas histórias. Aprende-se mais.

MC News: O “Global”, de Paulo Portas, continua no J8, aos domingos. A preparação deste espaço é um trabalho de equipa?

Andreia Vale: Absolutamente. O Paulo Portas envia o que quer abordar e é um trabalho de equipa com a nossa equipa de grafismo. Eu também tenho muito trabalho de casa. Ele partilha sempre os temas. E não sendo uma entrevista, tenho um papel de condução da conversa.

MC News: É mais um espaço de dinamismo. É um espaço de aprendizagem pessoal?

Andreia Vale: Muito. É um dos espaços mais interessantes do fim de semana. Não só pela questão da guerra, ajuda-nos a perceber o conflito, mas em termos gerais, é um espaço didático e pedagógico. Acima de tudo, é muito interessante.