A pergunta não tem rasteira. O país está cheio de conferências e talvez falte quem tenha disponibilidade para as “correr” todas. Bem sei que falo em causa própria, mas a CNN Portugal Summit não é apenas mais uma conferência. É jornalismo e televisão feita ao vivo, com tempo e espaço para aprofundar temas relevantes do país e que vivem da capacidade de atração dos melhores oradores e da nossa capacidade para retirar deles conteúdo útil. Para quem assiste ao vivo, online ou mais tarde na televisão. A última CNN Portugal Summit é apenas mais um exemplo disso mesmo.

É provavelmente o maior desafio da humanidade: atingir a neutralidade carbónica até 2050. Se a responsabilidade é coletiva, o esforço tem, também ele, que ser comum. E esta tarefa começa em coisas tão simples como a forma como nos movimentamos do ponto A para o ponto B.

Foi esse o mote da última CNN Portugal Summit, que se realizou no Pestana Palace, em Lisboa, esta semana. A Mobilidade Sustentável, nas suas múltiplas dimensões, da rodovia, passando pela ferrovia e sem esquecer o setor aeroportuário. Isto numa altura em que Portugal se prepara para realizar um conjunto de investimentos que vão, não apenas impactar nas gerações futuras, mas têm como grande objetivo reduzir as emissões de carbono que o país produz.

Foi por isso que juntámos, à mesma mesa, os principais decisores políticos, mas também dois dos principais players no setor dos transportes em Portugal: a Brisa e a ANA Aeroportos de Portugal.

Se a oportunidade estava criada, os oradores não falharam no grande propósito desta conferência. O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, explicou de que forma o Plano Ferroviário Nacional pode ser decisivo para reduzir o número de carros que circulam todos os dias nas nossas estradas, a visão do Governo relativamente às futuras concessões rodoviárias, mas também os investimentos que o Estado se prepara para fazer no atual aeroporto Humberto Delgado, permitindo aumentar a sua capacidade enquanto não há uma decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa. E, lá pelo meio, ainda acrescentou que construir um aeroporto em Santarém pode não ser uma boa ideia.

A propósito de aeroportos, o CEO da ANA Aeroportos, empresa do grupo Vinci, Thierry Ligonnière - que também também defende um compromisso entre a proximidade dos aeroportos ao centro das cidades, sem que eles tenham que estar necessariamente dentro delas - explicou o trabalho que tem vindo a ser realizado no sentido de reduzir a pegada carbónica dos aeroportos em Portugal.

Mas esta CNN Portugal Summit foi ainda uma oportunidade para ouvirmos António Pires de Lima, Presidente da Comissão Executiva do Grupo Brisa, explicar que a empresa não tem interesse em concorrer no setor ferroviário, defender o princípio do utilizador pagador nas autoestradas e mostrar disponibilidade para concorrer a futuras concessões rodoviárias.

Uma nota ainda para a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que anunciou nesta CNN Portugal Summit o projeto da autarquia para impedir a entrada de carros no centro da cidade anteriores a 1996.

Foi uma manhã cheia de novidades, mas foi, sobretudo, uma oportunidade para colocar o país a discutir um tema absolutamente relevante para a nossa sociedade como um todo. Foi sempre esse o princípio que norteou as CNN Portugal Summit: não ficarmos fechados num estúdio e não nos limitarmos a dar as “notícias do dia”. As CNN Portugal Summit são um palco televisivo para debater temas relevantes, com mais profundidade e respeitando sempre os critérios editoriais que norteiam o setor.

 

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