A TVI arrancava a sua primeira emissão a 20 de fevereiro de 1993 e, poucos meses mais tarde, Maria João Clara integrava a equipa de maquilhagem da estação. Hoje, é uma das funcionárias mais antigas da TVI e destaca que “a profissão de maquilhadora mudou muito ao longo dos anos”. “Antigamente ‘carregava-se’ muito nas bases, nas pinturas. Agora é diferente, privilegia-se uma linha mais natural, como acontece com os pivôs da CNN Portugal”, explica a coordenadora de maquilhagem da TVI, que também está envolvida no processo de make up dos rostos do novo canal de informação da Media Capital.

Todos os dias, a sala de maquilhagem da TVI é um dos locais por onde passam dezenas de profissionais. Funciona quase 24 horas, a começar às 05h00 e a terminar às 02h00 da manhã, para garantir que não há falhas e todos têm a melhor imagem nos vários programas da estação. “O serviço”, garante Maria João Claro, “é completo”. “A pele tem de estar cuidada antes de lhe colocarmos qualquer produto. Por isso, limpamos e hidratamos a pele.” O mesmo cuidado é tido no final das gravações: “usamos uma toalhinha com água quente para tirar tudo. As mulheres adoram. Os homens deliram”, diz, entre risos.

Sempre que há um novo projeto são feitos testes de imagem para ver qual o tipo de maquilhagem que se adequa a cada tom de pele e ao estilo da pessoa. A coordenação entre a make up e o guarda-roupa também é essencial: “perguntamos sempre o que vai levar vestido para definir as cores que usamos nos olhos e o batom mais apropriado para os lábios”. Maria João Clara acredita que “todos os pormenores contam para criar um equilíbrio.”