A 1 de fevereiro o “Esta Manhã” cumpre um ano de emissões.  O formato da TVI que une informação e entretenimento vai estar em registo de aniversário no mês em que também se celebram os 29 anos da estação.

Para celebrar a marca, a cenografia e a iluminação terão ‘caras’ novas, desenhadas para permitir frequentes emissões a partir do exterior.

Ricardo Rodrigues, produtor executivo do programa, recorda que “’Esta Manhã’ surgiu com o objetivo de ser o ‘primeiro abraço’ do dia, juntando os portugueses com a informação precisa que o país não dispensa: as notícias, o tempo, o olhar português no mundo, o trânsito, a economia e a vida diária de todos nós!”. 

Inovador, o formato que abre as manhãs da TVI “existe em diferentes países há mais de 50 anos, mas em Portugal foi ainda pouco ou nada explorado”.

Até ao dia do aniversário, “Esta Manhã” alcança os 250 programas realizados, somando mais de 750 horas de emissão, com quase 2 mil convidados entrevistados por Nuno Eiró, Sara Sousa Pinto, Iva Domingues e Pedro Carvalhas. Na ordem das centenas estão as reportagens a cargo da jornalista Susana Pinto, com a idêntica quantidade de diretos e atualidade. Em comum, os vários segmentos do programa têm o objetivo “de informar, dar a conhecer, explicar o mundo onde vivemos”.

Feito “de, com, por e para pessoas”, frisa Ricardo Rodrigues, o programa tem percorrido um caminho de “evolução e crescimento diário” que se “deve muito a toda uma equipa da TVI”. Neste momento de aniversário, “o mais importante é dizer obrigado a todos os que contribuíram para este crescimento”, considera.

O futuro? “Compreender as diferentes cores da aurora com que acordamos todos os dias e perceber como juntas terão sempre mais vivacidade”, conclui o produtor.