Quem venceu as eleições? Quem será o próximo primeiro-ministro? Para dar estas e outras respostas, a emissão especial conjunta da TVI e da CNN Portugal conta com inovações tecnológicas que abrem um novo capítulo na cobertura de noites eleitorais.

A operação que está a ser preparada para o dia 30 de janeiro foi apresentada ontem, em conferência de imprensa. Anselmo Crespo, diretor de informação da TVI, adiantou que os telespectadores podem esperar de “Decisão 22” uma “abordagem completamente diferente de tudo que já foi feito em Portugal numa noite eleitoral”.

Com um estúdio especialmente desenhado para o efeito, a Magic Wall é um dos destaques da emissão, numa estreia absoluta em Portugal. Marca distintiva da CNN na cobertura das eleições norte americanas, esta ferramenta consiste num écran táctil gigante com inúmeras possibilidades informativas.

O diretor executivo de conteúdos da TVI, Pedro Benevides, vai estar ao comando desta ferramenta que permite fazer previsões, aprofundar e cruzar dados, projetar resultados finais ou simular maiorias para perceber quem está mais bem posicionado para formar governo.

“O tratamento dos dados, a capacidade de somar informação é a nossa principal aposta, sem menosprezar a capacidade do direto”, explicou, por seu lado, Nuno Santos, diretor geral da CNN Portugal. Outro objetivo da emissão é “verificar a informação que vai circular nos bastidores para sermos os primeiros a colocar no ar informação que faça a diferença, uma tarefa que habitualmente fica para os jornais”, acrescentou.

A marcar o ritmo da informação atualizada e dinâmica, característica da TVI e da CNN Portugal, vão estar, em estúdio, os pivots Judite de Sousa, José Alberto Carvalho, Pedro Mourinho, Sara Pinto e João Póvoa Marinheiro – estes últimos encarregues da moderação de um experimentado painel de comentadores que conta, entre outros com Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro e ex-líder do PSD.

Os jornalistas Júlio Magalhães e Carla Moita também assumem um papel de destaque durante a noite. A operação “Decisão 22” já está no terreno, acompanhando a campanha eleitoral com cerca de 350 profissionais envolvidos, 50 jornalistas e repórteres de imagem.

Elementos essenciais destas emissões, as projeções de resultados são asseguradas pela Pitagórica, reconhecida especialista em estudos de opinião que está a fazer tracking polls diários durante a campanha.

A emissão arranca às 17h00 e a divulgação das projeções de boca de urna acontece, como é habitual, às 20h00, sendo atualizadas ao longo da noite. O rescaldo dos resultados é depois debatido em “O Princípio da Incerteza”, programa de análise política da CNN Portugal moderado pelo jornalista Carlos Andrade.

A não perder, esta inovadora e dinâmica cobertura da noite eleitoral na TVI e na CNN Portugal.