O apito inicial da final da Liga dos Campeões está agendado para dia 29 de maio, às 20h, e poderá ser visto na TVI. A transmissão em direto do duelo inglês entre o Manchester City e o Chelsea está a cargo da estação de Queluz de Baixo, com a partida a ser acompanhada ao minuto no digital pelo Maisfutebol. Esta é a primeira vez que o Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto, recebe a prova. A Taça dos Campeões Europeus, que já vai na sua 66ª edição, decorre em solo português pela quarta vez.

Foi em 1967, no Estádio Nacional em Lisboa, que Portugal recebeu a primeira final da competição europeia. Na altura, o Celtic venceu o Inter por 2-1. Anos mais tarde, o Estádio da Luz receberia duas finais da prova: em 2014, o Real Madrid venceu o confronto com o Atlético de Madrid e, em 2020, foi a vez do Bayern derrotar o Paris Saint-Germain.

Este ano, a final da Liga dos Campeões era para ter acontecido no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, mas as restrições causadas pela pandemia de Covid-19 levaram o Comité Executivo da UEFA a alterar o local e a optar por Portugal.

Manchester ou City, um deles levará para casa o atual troféu, que mede 73.5cm e pesa 7.5kg. "Pode não ser uma obra-de-arte, mas não há ninguém no futebol que não a queira erguer", disse o criador Jürg Stadelmann, joalheiro de Berna, na Suíça.