Entre os dias 17 e 22 de outubro, a cidade francesa de Cannes voltou a receber o MIPCOM, importante evento que reúne a indústria da televisão e onde a TVI esteve presente.

Nesta edição do MIPCOM, a TVI deu especial destaque às produções “Para Sempre” e a “Festa é Festa”, novela que no final de setembro venceu o prémio de melhor telenovela do ano nos reputados Venice TV Awards e foi vendida ao canal de comédia búlgaro bTV Comedy.

Para Margarida Vitória Pereira, diretora de Planeamento, Aquisições e Vendas de Conteúdos da TVI, “o melhor do MIPCOM de 2022 foi perceber que o mercado retomou a atividade que existia antes da pandemia”. Pelo contrário, “o pior foi sentir que a criatividade se perdeu nestes 2 anos: ninguém arrisca em novos conteúdos e novos formatos, assistimos apenas a uma revitalização de êxitos anteriores”.

A responsável acrescenta, ainda, que “2023 marcará definitivamente o início de uma nova era pós-pandemia”, esperando que “isso se reflita no panorama televisivo mundial”.

No próximo ano, “a TVI terá a responsabilidade de organização do pavilhão português no MIPCOM”, adiantou ainda.

Em termos de projeção internacional, a TVI recentemente assinou a venda de cinco novelas para as duas maiores plataformas de streaming que operam nos EUA e na América Latina – a VIX e a TUBI. As novelas, dobradas em espanhol, são “Ouro Verde”, “Amar Demais”, “A Única Mulher”, “A Herdeira” e “A Impostora”.