Nestas eleições Presidenciais, tal como em todos os processos eleitorais nacionais desde 2016, os utilizadores do site TVI24 puderam acompanhar a evolução do escrutínio eleitoral. Após o encerramento das urnas, foram conhecendo os resultados apurados, freguesia a freguesia, num processo que se prolongou até estar concluída a contagem de votos.

Uma aplicação, desenvolvida pela equipa técnica da Media Capital Digital, permitiu que o site tvi24 fosse um complemento à emissão televisiva. A referida aplicação funcionou como um dashboard, permitindo ao utilizador pesquisar até ao detalhe a partir dos resultados globais.

De acordo com Nuno Fonseca, Diretor de Projetos, Sistemas e Tecnologias de Informação da Media Capital Digital, foram também implementadas “visões adicionais e inovadoras sobre os dados, permitindo conhecer a votação por candidato em cada distrito ou concelho; o ranking dos níveis de abstenção por distrito ou concelho ou as freguesias por apurar”.

À semelhança do que aconteceu em eleições anteriores, a operação foi um sucesso e colocou o site TVI24 no top de páginas mais vistas. Para garantir que assim seria, uma equipa técnica da MCD dedicou-se ao projeto durante vários dias. Nuno Fonseca sublinha que é preciso “assegurar a integração e o tratamento de dados, o design do interface com o utilizador, a implementação da navegação e usabilidade na consulta dos dados e a infraestrutura necessária”.

A disponibilização de dados foi possível através de uma integração de dados, em tempo-real, com a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna – Administração Eleitoral. Antes do apuramento real de votos foram realizados dois ensaios de integração de dados, de modo a confirmar que tudo estava preparado para a noite eleitoral.