Ao falar da ficção feita em português é incontornável enaltecer o papel da Plural e, na realidade, a história deste projeto enche-nos de um indisfarçável orgulho. Aquela que é hoje uma das maiores produtoras audiovisuais da península ibérica, premiada e reconhecida internacionalmente, faz 30 anos no próximo dia 30 de abril. Celebremos o seu legado e, sobretudo, olhemos para o que o futuro lhe reserva.

O caminho não foi sempre fácil. Desbravá-lo, desafiando mercados fortes como o brasileiro e transformando a Plural no baluarte da produção nacional, é a maior obra de todos aqueles que, desde 1992, sonharam contar boas histórias em português. Volvidos 30 anos, a Plural é o maior empregador de todas as categoriais profissionais que trabalham no universo da ficção, é lá que estão grandes talentos e é de lá que saem produtos líderes de audiências. A sua relevância, no seio do Grupo Media Capital, é inquestionável e a estratégia empresarial para o seu futuro é ambiciosa.

Nos próximos 30 anos, queremos fazer da Plural um player de referência a nível internacional. Queremos que vá além das fronteiras do território nacional, que seja disputada por distintos clientes, que trabalhe novos produtos para mercados onde ainda não está ou onde tem espaço para crescer e reforçar a sua posição. Queremos que continue a colher os gostos e as sensibilidades dos portugueses, que conquiste novos públicos e que se supere na capacidade de antecipar tendências. Queremos que seja uma empresa inovadora, robusta, sonhadora.

Todos os projetos têm uma dimensão de sonho e este não é exceção. O sonho de há 30 anos concretizou-se e compete-nos honrá-lo. O dos próximos 30 é tarefa de todos.

A ambição dos acionistas da Media Capital e, em particular, do seu Conselho de Administração, é grande e muito legítima. Contamos com fantásticas equipas que connosco partilham esta ambição e que assumem, diariamente, o compromisso de fazer crescer este projeto.

A todos, o nosso muito obrigado.

Parabéns à Plural.